sábado, 2 de janeiro de 2010

O SIGNIFICADO DO TRIBUNAL


O QUE ACONTECERA APÓS O ARREBATAMENTO DA IGREJA

O SIGNIFICADO DO TRIBUNAL.

Existiam duas palavras no grego para definir tribunal. Uma delas e Critérion esta palavra se refere, como veremos logo abaixo ao padrão do julgamento, Isto é, ao critério a ser utilizado no julgamento, ou 0 local onde 0 julgamento era dispensado.

A Segunda palavra é Bema, este e 0 tribunal que Paulo diz que os crentes Comparecerão, este não é um tribunal de julgamento para castigo, porem um Tribunal de avaliação para se dar as recompensas, ou seja, os crentes não Comparecerão ante O tribunal de Cristo para serem julgados e condenados, e sim para que suas obras sejam avaliadas e recompensadas.

A- Critérion (Tg 2.6; 1 Co 6.2,4).
Esta palavra se refere ao padrão ou ao critério, pela qual o julgamento era Dispensado, ou 0 local onde era realizado. Os crentes não comparecerão perante 0 Critérion.

B- Bema (Rm 14.10; 2 C05.10).
Na antiga Grécia, Bema, era 0 acento onde o JUIZ da arena ficava para presentear ou recompensar.
E é este O nome dado ao tribunal de Cristo, nunca foi uma referencia a um acento judicial onde se julgava para condenação. Bema é tribunal onde os crentes hão de comparecer para receberem suas recompensas segundo as suas obras (1 C03.13,14).

OCASIÃO DO TRIBUNAL (BEMA) DE CRISTO.
Ele ocorrera imediatamente após o arrebatamento da Igreja da terra, pois:

1° Seremos recompensados na ressurreição dos justos (Lc 14.14).
Sendo que a ressurreição se dará na ocasião do arrebatamento (1 Ts 4.13-17).
Então é logo após ele que ocorrera o Bema.

2° Quando 0 Senhor retornar para reinar com a Igreja, e implantar a milênio, ela é vista como já recompensada, e esta recompensa já ocorreu no Céu. Pois em Apocalipse 19.8, onde é descrita bodas do Cordeiro, que ocorrera logo antes da vinda de Cristo com a Igreja do Céu, ela já é vista como recompensada no Céu, neste texto os santos são vistos vestidos de linho fino, resplandecente e puro, que são seus atos de justiça .

3° a galardão também esta associado com "aquele dia" ,isto e, 0 dia que Ele vier para os Seus, ou seja, com 0 arrebatamento da Igreja (1 Co 4.5; 2 Tm 4.8; Ap22.12).


O LUGAR DO BEMA (TRIBUNAL) DE CRISTO.

Nas regiões celestes, "nos ares". Sendo O Tribunal de Cristo (Bema) logo após 0 arrebatamento, e por ocasião do arrebatamento nos encontraremos com O Senhor nos ares (I Ts 4.17), então ali será o local do Tribunal de Cristo (Bema).

Esse Juiz será 0 Filho de Deus. Como 0 próprio texto diz que 0 tribunal é de Cristo, então 0 juiz obviamente será Ele (2 Co 5.10). Também em João 5.22 diz que "0 Pai a ninguém julga, porem deu ao filho 0 poder de julgar".

OS PARTICIPANTES DO BEMA (TRIBUNAL) DE CRISTO.
Serão os próprios crentes como vemos no contexto de 2 Co 5.10 e 1 Co 3.10-14.

A BASE DE AVALIAÇÃO NO BEMA (TRIBUNAL) DE CRISTO.

Não e julgamento para condenação, pois e dito que "nenhuma condenação para os que estão em Cristo Jesus" (Rm 8.1), "Quem crê naquele que me enviou não entrara em condenação, mas passou da morte para vida" (Jo 5.24).

1º Pois se os crentes tiverem que passar por um julgamento de pecados após a morte, isto é o mesmo que negar a eficácia do sangue de Cristo, "que nos purifica de todos os pecados" (1 Jo 1.7; 1 Co 6.11; Hb 10.17).

2° Pois 0 termo usado por Paulo para "mal" em 2 Co 5.10 é o Grego ``Phaulos" que significa inutilidade, impossibilidade de gerar o bem, dês-valor. Esta palavra não seria aplicada para maldade ética, ou malignidade, ou vida dissoluta. Ou seja,o mal que Paulo diz que os crentes serão julgados e a sua inutilidade por não ter feito a obra de Cristo, pelo seu desmazelo para com a obra ficarão sem galardão. Já que para maldade ética e moral O termo é "Kakos", "Paneras", termo que Paulo não se utilizou aqui.

OS RESULTADOS DO BEMA (TRIBUNAL) DE CRISTO

A - Galardão recebido 1 Co 3. 13, 14.
As obras serão provadas, e a obra que permanecer, ouro, prata, pedras preciosas, esta recebera o galardão. Não condenação, pois o julgamento não e para condenação e sim para a compensação (1 Co 3.15).

B – Galardão Perdido.
Se a obra for madeira, feno e palha, este perderá o galardão V., 1 C0 3.13 e não salvação v.15. Pois mesmo ele perdendo o galardão o versículo 15 nos diz que ele será salvo, porem, como que pelo fogo. Como se ele tivesse passado com as suas obras pelo meio do fogo, e, ao sair do lado de lá desapareceram, porque foram consumidas pelo fogo. Então ele foi salvo, mas a sua obra não resistiu a prova de fogo.

TIPOS DE GALARDOES NO BEMA (TRIBUNAL) DE CRISTO.

1° Uma coroa incorruptível para os que obtiveram vitoria sobre 0 velho homem (1Co 9.25).
2° Uma coroa de alegria sobre os ganhadores de almas (1 Ts 2.19).
3° Uma coroa de justiça para os que amam a sua vinda (2 Tm 4.8).
4° Uma coroa de vida para os que suportam as provações (Tg 1.12).
5° Uma coroa de gl6ria aos que se dispuseram a apascentar 0 rebanho de Deus (1 Pe 5.4).

AS BODAS DO CORDEIRO.

Em muitos textos do novo testamento 0 relacionamento entre Cristo e a Igreja é revelado pelo uso da figura do noivo e da noiva, (Jo 3.29; 2 Co 11.2; Ef 5.25-33; Ap 17.7,8).

1- A HORA DAS BODAS.

Ela ocorrerá entre 0 Tribunal de Cristo e a Segunda Vinda. Pois em Apocalipse 19.7,8 vemos que há a descrição das bodas, e nela a Igreja já esta galardoada. Sendo assim subentende-se que ela já passou pelo tribunal de Cristo, pois o linho fino resplandecente e puro, ai descrito, é seu galardão, uma representação pelos seus atos de justiça. E logo após a descrição das bodas vemos que ocorre a descrição da vinda de Cristo com a Igreja, para derrotar a Besta, 0 falso profeta e seu exercito (Ap 19.11-21).

2- LOCAL DAS BODAS.

Ocorrera no Céu, pois após as bodas viremos com Cristo do Céu (Ap 19.14) Sendo que ela ocorre logo após o Tribunal de Cristo, que se dará no Céu então ela também será lá.

3- OS PARTICIPANTES DAS BODAS.

Será a igreja militante (1 Ts 4.16,17), pois serão ressuscitados antes da tribulação.
Não participarão os crentes da tribulação (Ap 20.4-"6).
E nem os santos do Antigo Testamento (Dn 12.1-3; Is 26.19-21), estes dois grupos serão ressuscitados depois da tribulação, juntamente com a Vinda de Cristo com a Igreja, que se dará após a tribulação. E enquanto ocorre a Grande Tribulação aqui na terra, lá no Céu ocorre 0 Tribunal de Cristo, para galardoar os crente, e as bodas do Cordeiro, que e a celebração da união dos crentes com Cristo.

A DIFERENÇA ENTRE AS BODAS DO CORDEIRO E A CEIA DO CASAMENTO, OU A CEIA DAS BODAS.

A Ceia do casamento se torna uma parábola de todo período milenar, enquanto que as bodas do Cordeiro se dará em um único ato no Céu, isto é , a união de Cristo com a Igreja.


A Ceia das bodas se estende por todo 0 milênio e Israel será convidado durante período da tribulação, convite este que muitos rejeitarão, e serão lançados fora, e muitos aceitarão e serão recebidos. E devido a rejeição de Israel muitos gentios serão aceitos (Mt 2-2.1-14). Vemos também que as escrituras fazem uma distinção entre a noiva que é a Igreja e os convidados que são Israel, e os gentios do período tribulacional que aceitarem o convite para a Ceia das bodas.

Veremos agora os passos dados para se realizar um matrimônio no antigo Testamento e nos dias de Cristo, e que esta aplicação de forma figurada que Jesus faz de si mesmo como noivo, e da igreja como noiva, Ele as tira dos rituais judeus para que fossem sombra daquilo que é realmente verdadeiro, (Hb10.1 ) isto é, sua união com a Igreja.

Era realizado a celebração civil do casamento pelos pais da noiva e do noivo, e o noivo pagava O dote ao Pai da noiva. Aqui a noiva já era considerada sua esposa, porem, ele só teria o contato físico com a noiva após um ano. E após este período se realizava o tão esperado ato conjugal durante as bodas. Vemos que a cerimônia civil entre Cristo (0 noivo), e a Igreja (a noiva), já se realizou há quase dois mil anos, onde Cristo pagou 0 dote ao Pai pela Igreja sua noiva, e este dote.foi 0 seu próprio sangue (At 20.28).

Após passar-se 0 período do desposado, 0 noivo vai até a casa da noiva busca-Ia para leva-Ia a casa de seu Pai, para se realizar o ato conjugal e solidificar definitivamente o matrimonio. Vemos que este período em que Cristo esta hoje com o Pai, Ele esta como que desposado de sua noiva, a Igreja.O arrebatamento será 0 momento em que Ele vira para buscar a sua noiva, a Igreja, para leva-Ia a casa do seu Pai, no Céu, onde ali ele completara a sua Intima união com a Igreja, e os dois serão um só. Ele prometeu isto a sua noiva “ na casa do meu Pai há muitas moradas ... vou vos preparar lugar" (Jo 14.2,3).

O ultimo passo era dado quando o noivo, depois de ter levado a noiva a casa de seu Pai e ter realizado sua união com ela, aparece publicamente com a noiva para se realizar a festa ou a ceia das bodas. Então apos Cristo ter levado a noiva, a Igreja, para a casa 'de seu Pai, isto e,o Céu, Ele aparecera com a noiva a Igreja após a tribulação para realizar a ceia das bodas aqui na terra, juntamente com o Israel fiel que passou pela tribulação, os gentios que não aderiram a Besta, os santos do Antigo Testamento e 'os santos mortos na Grande Tribulação.

As bodas do cordeiro se referem particularmente a Igreja e ocorrem no Céu, antes do retorno de Cristo com a Igreja.

A ceia das bodas ou do casamento inclui Israel e ocorre na terra, após a vinda de Cristo com a Igreja (Mt 22.1-14; Lc16. '16-24; Mt 25.1-13).

Enfim temos que tomarmos o cuidado de não concluirmos que as bodas do Cordeiro e a ceia das bodas são um único evento a ser realizado no Céu. Pois se assim fosse, teríamos que concordar que mesmo estando no Céu, após sermos arrebatados, poderíamos perder a salvação. Sendo que um texto que se refere a ceia da bodas que ocorrerá na terra nos diz a respeito do julgamento sobre um indivíduo que não estava com roupa adequada para a ceia das bodas (Mt 22.11-13). 0 castigo a este indivíduo não será aplicado nas bodas do Cordeiro que será realizada no Céu,. mas, na ceia. das bodas que será realizada na terra. com Israel: os santos do antigo Testamento e os santos da Grande Tribulação, isto se dará após a volta de Cristo com a Igreja para implantar a Milênio.

0 comentários:

 
© 2011 ICPB BURITI