sábado, 2 de janeiro de 2010

A RELAÇÃO DA IGREJA COM A TRIBULAÇÃO

Texto bíblico: 2Ts 2:7-8
Porque já o mistério da injustiça opera; somente há um que, agora, resiste até que do meio seja tirado; e, então, será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca e aniquilará pelo esplendor da sua vinda

Introdução

Vemos que a Igreja não estará aqui na terra na Grande Tribulação. Ela será arrebatada antes do seu início. Alem do mais, logo depois do arrebatamento a Igreja passara no Céu pelo tribunal de Cristo e pelas bodas do Cordeiro. Mas, estes dois eventos não ocuparão os sete anos que é o período da tribulação. Sendo assim surge a pergunta. Qual e a relação da Igreja com a tribulação? o que estará ela fazendo durante todo este período de sete anos?
Durante este período a Igreja não estará inativa. Pois suas atividade são representadas pelas atividades dos vinte e quatro anciões. Ou seja, os vinte e quatro anciões representam as atividades da Igreja.

1. A RELAÇÃO ENTRE O Espírito SANTO E A TRIBULAÇÃO.

Quem é o detentor de 2Ts 2:7-8 ?
É o Espírito Santo?
Se for o Espírito Santo, como haverá salvação na tribulação ? (Ap7.4,9,13,14;20.4), se ele que convence a homem do pecado (Jo 16.7-11)?

Como poderá ser tirado o Espírito Santo se Ele é onipresente ? (Sl 139.7-10)
Estas questões nós responderemos mais adiante, agora nos ocuparemos em descobrir quem na realidade e esse detentor de Tessalonicenses.

Algumas teorias sobre quem é o detentor

A) Satanás é o detentor.
Os que defendem esta teoria crêem que assim como Deus esperou O momento certo para manifestar o seu filho (GI 4.4), Satanás também detém o iníquo para o momento exato.

Objeção:
Se Satanás fosse o detentor que seria retirado ele não estaria ativo na tribulação como vemos que estará (Ap12. 12), pois haveria sido tirado. Porem vemos que durante a tribulação será o período de maior atividade de Satanás.Contrariando assim a essa teoria.

B) A IGREJA É O DETENTOR

Os que defendem esta posição dizem que a Igreja como o sal da terra, isto é, conservador, e luz do mundo, isto e, dissipador das trevas (Mt 5.13-16), seria o detentor.

Objeção:
A Igreja, todavia, não é o detentor, porem o canal do detentor, isto é, pelo qual o detentor opera. Porem,o detentor,o Espírito Santo esta na Igreja e sem Ele a Igreja não poderia realizar nada (Jo 14.17; 1 Co 6.19).

C) O Espírito Santo é o detentor

- O Espírito Santo iniciou o seu ministério atual e abundante com a inauguração da Igreja no dia de Pentecostes, e findará quando esta for arrebatada.

- O iníquo é uma pessoa e sua operação abrange o reino espiritual. Assim também deve ser o detentor, e a única pessoa que cumpre este quesito é o Espírito Santo.



SE O DETENTOR É O ESPÍRITO SANTO, E ELE SERÁ TIRADO. QUEM ESTARÁ OPERANDO PARA O AUXILIO DOS QUE FOREM SALVOS NA TRIBULAÇÃO?


1- A retirada do detentor (Espírito Santo), não significa que ele não estará operando, mas que ele não estará residente nos crentes como na dispensação atual, como é dito em1 Coríntios 6.19 que Ele habita em nós.

2- Na tribulação também os que forem salvos não gozarão do ministério abundantes do Espírito Santo no crente como hoje. Tal como,o Batismo no Espírito Santo (1 Co 12.12,13), a habitação do Espírito Santo no crente (1Co 6.1.9,20); Selo do Espírito (Ef 1.13; 4.30), enchimento do Espírito (Ef 5.18).

3- Como na tribulação será o período da septuagésima semana, período este que Deus estará Iidando com os judeus, esta época o Espírito Santo voltara a agir como no Antigo Testamento, de forma esporádica, capacitando a alguns para realizarem trabalhos especiais (Jz 14.6,19; 15.14;
1 Sm10.6;11.6;16.13), e não como hoje no tempo dos gentios (lgreja) em que Ele habita de forma abundante (JI 2.28; At 2.16-18; 1 Co 6.19).

No Antigo Testamento Deus estava em evidencia. Nos dia do Novo Testamento Jesus Cristo estava em evidencia. Após a morte, ressurreição e ascensão de Cristo; mais precisamente após o dia de pentecostes, entramos no período em que o Espírito Santo está em evidencia.
E após a ascensão da Igreja o Espírito Santo será retirado, isto é, ele deixara de agir como na atualidade, e voltara a agir nos moldes do Antigo Testamento, ou seja, de forma esporádica. sendo que o período de tribulação voltara aos moldes do Antigo Testamento,então quem estará novamente em evidencia, agindo de forma abundante será o Pai. Porem o Espírito Santo estará agindo para a salvação e auxilio dos que aceitarem a Jesus durante a Grande Tribulação.

2. COMO SERA A SALVAÇÃO NA TRIBULACÃO
Já que Deus estará tratando com Israel a salvação será algo futuro, após ela, assim como no Antigo Testamento.Como era a salvação no Antigo Testamento.Para os judeus eles tinha a esperança de dois tipos de Salvação, a Salvação individual, onde seria redimido cada indivíduo particularmente e a salvação
nacional onde a nação de Israel teria a supremacia.

a) A Salvação individual
Era uma salvação individual baseada na fé, pelo sacrifício de sangue (Hb 10.4)que servia como indício do verdadeiro sacrifício que ha de vir. Porem a salvação para os judeus era algo futuro, "herdar", vemos isto nas palavras do jovem rico para Jesus, "Bom: Mestre, que hei de fazer para herdar a vida eterna?’’
(Lc18.18,27; 10.25).

b) A salvação nacional
será a libertação de Israel de seus pecados e de seus inimigos pelo Messias quando Ele voltar a terra.
A nação será salva quando o Messias voltar a terra exceto alguns rebeldes dela que serão expulsos
(Ez 20. 37,38; Rm 9.6; Zc12. 1O;Jr31.34; Ap 19.11,19-21).Promessas de salvação para Israel no Antigo Testamento (Jr 30.7).

Grupos de pessoas que serão salvas na tribulação.
Sendo assim vemos que haverá salvação na tribulação, apesar de que o Espírito Santo não estará agindo de forma abundante como na atualidade. Mas existem grupos descritos na Bíblia que serão salvos através do trabalho do Espírito Santo. Além do mais seria impossível fazer com que o Espírito seja completamente tirado, pois assim como o Pai, Ele é onipresente, isto é, Ele esta presente em todo lugar (SI 139.7-10).

Vejamos agora alguns grupos que serão salvos na tribulação:

1° Os Israelitas individualmente serão salvos (Ap7. 1-8).
2° Os gentios serão salvos (Ap 7.9,13, 14).
3°A salvação da nação de Israel (Ap 19.11-20.6).

0 comentários:

 
© 2011 ICPB BURITI