domingo, 9 de outubro de 2011

Depressão



Leia mais >>

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

manuscritos do Mar Morto


O Rolo de Isaías Grande

Ver o Rolo de Isaías Grande
Clique para examinar o pergaminho.
O Rolo de Isaías Grande (1QIsa um ) • Caverna 1 • 1 século aC Pergaminho • • H: 22-25, L: 734 cm • Governo de Israel número de Adesão •: HU 95.57/27
O Rolo de Isaías Grande (1QIsa um ) é um dos sete manuscritos do Mar Morto descobertos em Qumran em 1947. É o maior (734 cm) e mais bem preservado de todos os pergaminhos bíblicos, eo único que está quase completa. Os 54 colunas contêm todos os 66 capítulos da versão hebraica do livro bíblico de Isaías. Datado de ca. 125 aC, também é uma das mais antigas do Mar Morto, alguns mil anos mais velhos do que os mais antigos manuscritos da Bíblia Hebraica conhecida por nós antes de os pergaminhos "descoberta.
A versão do texto é geralmente de acordo com a versão Massorético ou tradicional codificada em códices medievais, como o Codex Aleppo, mas contém muitas variantes, grafias alternativas, os erros dos escribas, e correções. Ao contrário da maioria dos pergaminhos bíblicos de Qumran, exibe uma ortografia muito cheio (ortografia), revelando como o hebraico era pronunciado no Período do Segundo Templo. Cerca de vinte cópias adicionais do Livro de Isaías também foram encontrados em Qumran (mais uma cópia foi descoberta mais ao sul em Wadi Muraba'at), bem como seis pesharim (comentários) baseado no livro, Isaías também é freqüentemente citado em outros pergaminhos (um fenômeno literário e religioso também presente em escritos do Novo Testamento). O estado autoritário e escrituras do Livro de Isaías é consistente com as crenças messiânicas dos vivos comunidade de Qumran, uma vez que Isaías é conhecido por suas profecias de juízo e de consolação, e suas visões do Fim dos Dias ea vinda do Reino de deus.
Ciência moderna considera o Livro de Isaías para ser uma antologia, os dois principais composições das quais são o Livro de Isaías adequada (capítulos 139, com algumas exceções), contendo as palavras do profeta Isaías a si mesmo, datando da época do Primeiro Templo , cerca de 700 aC, e Segundo Isaías (Deutero-Isaías, capítulos de 4066), compreendendo as palavras de um profeta anónimo, que viveu há cerca de 150 anos mais tarde, por volta da época do exílio babilônico ea restauração do Templo na Período persa. Até o momento o nosso Rolo de Isaías foi copiado (o último terço do século II aC), o livro já foi considerado como uma única composição.
Profetiza vários que aparecem no Livro de Isaías tornaram-se pilares da civilização judaico-cristã. Talvez a mais famosa delas é a visão de Isaías da paz universal no fim dos dias: "E eles as suas espadas em arados e suas lanças em podadeiras: uma nação não levantará a espada contra outra nação, pois eles nunca mais saber de guerra" (2:4).

Versões e traduções do Livro de Isaías

À medida que você utilizar o tradutor no visualizador de rolagem, gostaríamos de chamar a atenção para a complexidade de traduzir as palavras do profeta Isaías de cerca de 2.800 anos atrás, como refletido nas variantes hebraico diferentes e subseqüentes traduções Inglês. Missão do museu aqui é para lhe fornecer a informação de fundo necessária para alcançar o seu objetivo perspectiva própria ao ler esta tradução Inglês do texto bíblico.
Conceitos básicos:
  1. Versão massorético da Bíblia Hebraica
    As evidências emergentes da pergaminhos de Qumran é que houve várias versões simultâneas do texto bíblico, apesar de uma - agora conhecido como o proto-rabínico ou proto-massorético - gozava de um estatuto especial do período greco-romano (século 3 aC - primeiro século CE). Que, aparentemente, tornou-se o texto oficial para o Judaísmo ortodoxo para o fim do Segundo Templo, como evidenciado por fragmentos de pergaminho antigo de vários livros bíblicos (primeiro ao segundo século EC) descoberto em outras partes do Deserto da Judéia (Masada, Wadi Murabba'at, Nahal Hever e Nahal Tze'elim).
    Através da atividade de gerações de sábios (conhecidos como "massoretas"), que fielmente preservada e transmitida as palavras sagradas através dos séculos, uma versão oficial ou massorético da Bíblia hebraica evoluiu gradualmente, contendo o seu texto definitivo correta, vocalização apropriada, e marcas de acentuação . O Codex Aleppo, transcrita pelo filho de Solomon escriba Buya'a e anotados pelo pesquisador Aaron ben Asher na CE século 10 na cidade de Tiberíades galileu, é considerado o melhor exemplo existente desta versão.
    Desde então, a versão Massorético tornou-se o texto padrão oficial da Bíblia hebraica, a partir do qual traduções modernas foram e ainda estão sendo feitas. Embora existam numerosas traduções Inglês on-line deste texto tradicional, a versão que você vê aqui é a versão oficial do livro bíblico de Isaías, como prestados pela Jewish Publication Society em 1917 e publicado pela empresa israelense Americana Cooperativa.
  2. Versão grande Isaías Scroll
    O texto do Rolo de Isaías Grande em geral está de acordo com a versão Massorético ou tradicional codificada em códices medievais (todos os 66 capítulos da versão hebraica, na mesma ordem convencional). Ao mesmo tempo, no entanto, os dois rolagem milenar contém grafias alternativas, erros dos copistas, correções, e mais importante, muitas variantes. Estritamente falando, o número de variantes textuais é bem mais de 2.600, que vão desde uma única letra, às vezes uma ou mais palavras, para completar o versículo variante ou versos.
    Por exemplo, a segunda metade do versículo 9 e todos versículo 10, na presente versão Massorético do Capítulo 2 estão ausentes do Rolo de Isaías Grande, em manuscrito completo do Museu de Israel que você vê aqui online. Os mesmos versos, no entanto, foram incluídos em outras versões do Livro de Isaías nos pergaminhos encontrados perto do Mar Morto (4QIsaa, 4QIsab), eo texto hebraico a partir do qual a versão do grego antigo, ou Septuaginta (terceira-primeira século aC) foi traduzido. Isto confirma que estes versos, embora suficientemente cedo, foram uma adição tardia à versão antiga e mais original refletido no Rolo de Isaías Grande.
  3. Recomendações:
    Mantendo esses conceitos básicos em mente, nós recomendamos que você use as ferramentas à sua disposição, das seguintes formas:
    1. Se você é um leitor de hebraico, escolher qualquer passagem do Rolo de Isaías Grande, e compará-lo com a versão Massorético da mesma passagem no Codex Aleppo (http://www.aleppocodex.org/links/10.html ). Você pode, então, apreciar os acordos e divergências entre ambas as versões.
    2. Se você não ler em hebraico, por favor, siga os seguintes passos sugeridos:
      1. Escolha uma passagem específica da versão Isaías Grande Scroll, e clique na tradução JPS Inglês online do Livro de Isaías mostrado neste site. Note que esta tradução reflete apenas a versão Massorético do livro bíblico, e não especificamente refletir o presente texto da versão de Isaías Grande Scroll.
      2. Se você quiser comparar as duas versões, por favor clique aqui , e você verá os cinco primeiros capítulos do Livro de Isaías em colunas paralelas: À esquerda, a tradução em Inglês do Isaías Grande Scroll pelo professor Peter Flint (Western Trinity University, Canadá), e à direita, a JPS tradução da versão em Inglês Massorético. Assim, você será capaz de avaliar no seu problema o próprio complexo de variantes, que tem óbvias implicações literárias, históricas e teológicas para a compreensão correta das palavras originais de Isaías.

Leia mais >>

domingo, 25 de setembro de 2011

Pastor Assembleiano se torna Islamista

igreja evangelica, noticias e destaques

Muitos fatos marcaram a permanência do Pastor João de Deus Cabral a frente da Assembleia de Deus de Madureira na Paraíba. Presidente da Igreja na Paraíba e Secretário Nacional da Igreja no Brasil durante 15 anos, não foram suficientes para ser arrebatado ao Islamismo e servir ao Deus Allah. A revelação foi feita por João de Deus Cabral durante a madrugada deste sábado, 16, ao Programa Sales Dantas na TV Litoral/TV Diário. João de Deus agora tem como principal objetivo de sua vida servir a Alá e construir uma mesquita nos próximos meses na Paraíba.

João de Deus revelou que durante muito tempo servindo na Assembleia de Deus e proferindo palestras pelo Brasil, sempre era indagado sobre o significado do Natal, sobre a Santa Trindade. Essa busca e interrogações levaram a um estudo interno e a busca pela verdade. Viajou por vários países e chegou a conclusão após cinco anos que não existe a Santa Trindade e que o natal não representava o nascimento de Cristo. Para João de Deus, nome de batismo mesmo, essas datas foram criadas por um imperador de Roma, como forma de estabelecer uma data única que comemorasse dia 25 de dezembro o dia do Deus Sol, mudando logo após para chamarem de nascimento de Cristo, o sol da justiça.

O ex-pastor da Assembleia de Deus na Paraíba agora se diz muçulmano porque não é contra os Profetas Abraão, Jacó, Isaac, Ismael, Moisés ou Jesus (que a paz esteja com todos eles), mas porque vai procurar seguir os ensinamentos recebidos por eles revelados pelo nosso Único Deus, o Altíssimo.

"Sou muçulmano não por imposição ou submissão a qualquer lei humana, mas porque aprendi a submeter-me voluntariamente a vontade de um Deus amoroso, que embora não seja meu pai, age muitas vezes como tal admoestando-me através de suas palavras presentes em seu Alcorão. Pois Ele é Clemente e Misericordioso. Não porque eu seja superior a ele, mas porque Allah é muito superior a nós dois. Allah hu Akbah! (Deus é Maior!)".

João de Deus aproveitou para convidar a todos para uma palestra sobre a Fé e Crenças Islâmicas, que será realizada no próximo dia 30 do mês de janeiro, no Auditório do Hotel Xênius, localizado na Praia de Cabo Branco, que será proferida pelo Sheikh Mabrouk El Sawy Said, dirigente do Centro Islâmico do Recife.

Leia mais >>

quarta-feira, 27 de julho de 2011

História da Religião

Como a geografia da religião evoluiu ao longo dos séculos, e onde tem desencadeado guerras.Nosso mapa nos dá uma breve história da maioria do mundo conhecido religiões: Cristianismo, Islamismo, Hinduísmo, Budismo e Judaísmo. Períodos selecionados de inter-religioso derramamento de sangue também são destacados. Quer ver 5.000 anos de religião em 90 segundos?

Leia mais >>

História Imperial

Quem tem controlado o Oriente Médio ao longo da história? Quase todo mundo. Egípcios, turcos, judeus, romanos, árabes, persas, os europeus ... a lista é longa. Quem vai controlar o Oriente Médio hoje? Essa é uma questão muito maior.

Leia mais >>

terça-feira, 26 de julho de 2011

Suma histórica fotográfica da ICPB

Leia mais >>

segunda-feira, 18 de julho de 2011

O PODER DA REGENERAÇÃO


Regeneração é a solução para o problema do homem natural espiritualmente morto, e, portanto, incapaz de servir a Deus. Através da salvação, Deus cria um novo homem interior na vida do crente, concedendo-lhe poder para
servir a Deus. É a resposta divina para a morte espiritual e a depravação moral.
Ser gerado de novo, nascer da parte de Deus, novo nascimento e uma nova criação são algumas das expressões que encontramos no texto sagrado em pelo menos oitenta e cinco passagens, as quais mencionam a nova vida que o Espírito Santo comunica ao crente.
o homem não é gerado pelo esforço humano, mas pela graça de Deus operando em sua vida através de um ato de fé, crendo e aceitando o sacrifício de Cristo e recebendo-o como salvador pessoal (]o 1.12).
Podemos definir a regeneração como a ação de Deus na forma de intervenção sobrenatural, em que o homem milagrosamente ressuscita da morte do pecado para viver na justiça outorgada por Cristo.
"não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo a sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo" (Tt 3:5).
" ... a saber: aos que creem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus" (J01.12-13).

Ao buscar e receber a salvação, o homem recebe de Deus uma natureza totalmente nova, que o habilita a resistir ao pecado, a viver em retidão e, por fim, a entrar no céu. Através deste milagre, o da ação de Deus, o homem pode se relacionar intimamente com o Criador. Algumas das razões porque a regeneração é necessária, nós as veremos a seguir.
1. Para entrar no céu
"se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus" (Jo 3.3).
2. Para resistir ao pecado
"Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática do pecado" (1Jo 3.9).
A transformação sobrenatural, renovando o homem interior, é uma benção que só Deus pode operar. O homem não pode mudar a sua natureza pecaminosa. Talvez, com seus esforços, possa refrear seu pecado e praticar atos bons, mas isto representa uma mudança superficial e limitada, que, de fato, não consiste na mudança total da sua natureza interior. Para receber essa transformação, que, na verdade, é uma provisão de Deus, o homem precisa caminhar através de três passos, os quais apresentamos a seguir:

I ) Ouvir a palavra de Deus
"Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego" (Rm 1.16).
Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar (Hb 4.12-13).
"pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente" (lPe 1.23).

II ) Crer na Palavra de Deus
"E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está no seu Filho. "Aquele que tem o filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida. Estas coisas vos escrevi, a fim de saberdes que tendes a vida eterna, a vós outros que credes em nome do filho de Deus" (1Jo 5.11-13).
"Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus" ao 1.12-13).

III ) Intervenção do Espírito Santo
O Espírito Santo implanta a própria natureza de Cristo na vida do crente.
"Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito" João 3.5-6).

Regeneração: um milagre
Através do milagre sobrenatural de Deus no homem, duas bênçãos lhe são concedidas: uma nova vida e uma nova natureza. Por nova vida, referimo-nos ao fato de que o homem que estava espiritualmente morto agora está ressurreto no seu espírito e pode, por isso, ter comunhão com o Espírito de Deus. Nicodemos ouviu de Jesus que, para entrar no Reino de Deus, precisaria nascer de novo. O próprio Jesus, mais tarde, diante de uma grande multidão disse:

"Em verdade, em verdade vos digo: Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte pra a vida" (Jo 5.24).

Notemos que o versículo declara que o crente tem garantida a sua entrada no céu após a morte e também indica a realidade presente, de possuir uma nova vida. Este versículo e outros análogos indicam que o crente está vivendo agora a vida da era espiritual do porvir. Isso ocorre pois, na medida em que crê, o crente passa imediatamente a viver o contexto do Reino de Cristo, que é o Reino espiritual.

Todo crente pode desfrutar da vida espiritual presente, proveniente da vida comunica da ao espírito do homem pelo Espírito de Deus. "Assim também vós considerai-vos mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus" (Rm 6.11).
Já por nova natureza, entendemos que a regeneração confira ao homem uma nova atitude no modo de pensar, agir, sentir, odiando o pecado e amando a justiça.
"E, assim, se alguém está em Cristo, é uma nova criatura, as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas". (2Co 5.17).
"Porque somos jeitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas" (Ef 2.10).

Esta nova natureza não é como as dos anjos ou de Adão, antes da queda. De fato, é a Natureza de Deus no homem tomando-se participe da natureza divina:

"pelas quais nos têm sido doadas as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por
elas vos torneis co-participantes da natureza divina" (2Pe 1.4).

A velha natureza pecaminosa não é removida, nem tampouco apagada; ela continua presente e permanecerá como parte do crente até o momento da sua morte ou o arrebatamento da Igreja de Cristo. A diferença então entre o crente e o descrente é que o descrente tem apenas uma natureza, a que é totalmente inclinada para o pecado, ao passo que o crente possui duas naturezas: uma, inclinada ao pecado, e outra, que anela somente por justiça.
"porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não jaçais o que, porventura, seja do vosso querer" (Gl 5.17).
No entanto, a nova natureza a divina, é muito mais poderosa. Deus assegura ao crente a vitória, à medida que ele confia e crê no poder divino que está a seu dispor.

O poder da regeneração
A doutrina da regeneração não é uma filosofia traçada pela sabedoria humana, mas uma mensagem expressa através de uma vida de poder que está à disposição do crente em todo o momento, à medida que se aproxima de Deus pela fé.
Apesar de terem à disposição esse poder, ao longo da jornada cristã, muitos têm se apegado a sistemas de ritos e regras, embora tivessem começado suas vidas em Cristo, conscientes do Seu poder sobrenatural que os conduziria a uma experiência nova. Aos poucos, sua fé espiritual foi substituída por um sistema de obras, ou seja, de dependência puramente humana, sem, no entanto, o real poder de Deus (Gl 3.23).
"Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim" (G12.19-20).
Crucificados com Cristo, vivemos com Ele mediante a Sua vida ressurreta. A Sua presença em nós é como um manancial inesgotável que guia as nossas vidas, os nossos pensamentos, palavras e ações, no poder do Espírito Santo. Este poder irresistivel atrai o crente a Cristo para viver em total dependência dele. Encontramos alguns textos na Bíblia que expressam as verdades no que dizem respeito a sermos atraídos por Cristo

Atraído para Cristo: "E eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim mesmo"(Jo 12.32).
o poder divino passa através do crente para atrair outros para Cristo: "para que também a vida de Jesus se manifeste em nossa carne mortal" (2Co 4.11).
o poder divino atrai para a justiça: "Visto como, pelo seu divino poder, nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade" (2Pe 1.3).
o crente, no entanto, precisa aceitar a sua responsabilidade quanto à salvação e permanecer em Cristo. Assim como a vara só tem vida enquanto flui vida da videira na vara, o crente tem a vida de Cristo somente enquanto esta vida flui nele pela sua permanência em Cristo. A palavra grega aqui empregada é meno, que significa continuar, permanecer, ficar, habitar.
"Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer." ao 15.5).

Para isso precisamos, então:

- Conservar a Palavra de Deus continuamente em nossos coração e mente, tendo-a como guia das nossas ações.
- Obedecer os mandamentos e permanecer no amor de Cristo.
- Conservar uma vida limpa, mediante a palavra, resistindo a todo pecado, ao mesmo tempo submetendo-se à orientação do Espírito Santo (Rm 8.14; GI5.16; Ef 5.16; 1Pe 1.22).
Entendemos então que a quantidade de poder e de vida que o crente utiliza é, indiscutivelmente, proporcional à sua união com Cristo - a fonte desse poder. As vitórias do cristão são determinadas pela comunhão que tem com Cristo. Se andar unido a Cristo, permanecendo em real comunhão, haverá abundante poder. Se, por outro lado, limitar sua comunhão com Cristo, terá vitórias limitadas em sua vida.
Seguindo essa linha de pensamento, perguntamos:

"Por que às vezes o crente demonstra estar vazio?".
A resposta não é determinada pela fonte do poder, mas, sim, pela pessoa que o recebe e esse poder é o mesmo que ressuscitou a Cristo dentre os mortos. Trata-se do próprio Deus habitando o corpo do crente.
"e qual a suprema grandeza do seu poder para com os que cremos, segundo a eficácia da força do seu poder; o qual exerceu ele em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos ... " (Ef 1.19-20).
"Ora, aquele que é poderoso pra fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós" (Ef 3.20).

A evidência da regeneração
Pelo fato de a regeneração ser um milagre invisível, efetuado por Deus no homem, ocorrem duas dificuldades relevantes para uma reflexão:

- A primeira, relacionada com os crentes professos mas não verdadeiros, que afirmam ser nascidos de novo, mas permanecem no pecado.

- A segunda se relaciona aos crentes verdadeiros, mas, que têm uma fé vacilante no que tange à experiência da salvação; suspeitam constantemente que suas lutas nas tentações e sua falta de perfeição parecem indicar que nunca tenham recebido uma nova natureza.

Na verdade, o que leva o crente a vencer o mundo é a sua fé no poder divino. Através dessa fé, ele vê as realidades eternas, que o levam a experimentar o poder de Deus, tendo o suficiente para vencer o maligno e o poder das trevas que opera nas regiões celestiais. "porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé." (lJo 5.4).

A natureza divina no crente
Muitos crentes sabem o que é uma vida vitoriosa, mas quando passam por lutas contra as tentações e o pecado, começam a duvidar da sua experiência de salvação. É necessário termos o entendimento que muitas lutas advêm do fato do crente ter agora a natureza divina em seu interior. O homem era, anteriormente, inimigo de Deus, vivendo em comunhão com o mundo e com o pecado (Tg 4.4), mas, após receber a natureza divina, está em paz com Deus, produzindo frutos, no temor do Senhor (GI5.22).

A existência das duas naturezas é a razão da luta do crente contra o pecado:
A velha natureza tentando voltar ao passado da escravidão, enquanto que a nova tenta manter sua autoridade através do poder do Espírito Santo que opera na vida do crente. Essa luta interior, entretanto, não pode ser motivo de medo e de perda de estímulo, porque Cristo nos capacita agora mesmo a vivermos em vitória sobre o pecado.
"Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, de maneira que obedeçais às suas paixões ... mas oferecei-vos a Deus, como ressurretos dentre os mortos ...a Deus, como instrumentos de justiça" (Rm 6.12-13).
Mesmo se houver um tropeço e o inimigo tirar proveito disso, o cristão tem a oportunidade de voltar-se a Cristo, confessando o seu pecado e buscando em Deus o perdão. "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça" (1Jo 1.9).

Os resultados
- O perdão divino e a reconciliação com Deus.
- A remoção da culpa (purificação) e a destruição do poder do pecado, a fim de vivermos em santidade.

Ninguém está isento do pecado. Neste caso, não podemos confundir a verdadeira natureza da salvação pela graça com a ideia humanista de que a salvação se obtém mediante a perfeita obediência à lei. A salvação pela graça não exige demonstração de equilíbrio numa corda bamba; pelo contrário, ela provê um caminho bem iluminado que conduz ao céu, mas, mesmo andando por este caminho iluminado por Cristo, podemos ter a necessidade de purificação pelos pecados cometidos: "Se, porém, andarmos na luz ...
O sangue de Jesus, seu filho, nos purifica de todo pecado" (I]o 1.7). Isso não quer dizer que a graça seja tolerante com o pecado. Pelo contrário, os casos do pecado são exceção. E não a regra, na vida do crente. "Todo aquele que é nascido de Deus não vive na pratica do pecado" (I]o 3.9). A regeneração não tem nada a ver com que a pessoa faz, mas, sim, com que ela é. (2Co 5.17).
Vida Frutífera
Produzir frutos tem a ver com aquilo que nos tomamos e não apenas com o que fazemos. Vimos anteriormente que o novo nascimento é evidenciado por uma nova atitude para com o pecado e se manifesta com uma nova atitude em relação a Deus. A vida nova, que tem lugar pela regeneração, pode ser comparada a uma semente plantada no coração, que brotará frutos especiais.
"A ordenar acerca dos tristes de Sião que lhe dê ornamento por cinza, óleo de gozo por tristeza, vestido de louvor por espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de justiça, plantação do Senhor, para que ele seja glorificado" (Is 61.3).
o Novo Testamento declara esse alvo para o crente
Boas obras não produzem salvação, nem constituem o meio de assegurá-la e mantê-la: "Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas" (Ef 2.10). No entanto, como evidência da regeneração e de que, de fato, o crente vive para Cristo, as boas obras fazem parte e estão incorporadas incessantemente na vida do crente. Segundo Paulo,
"O fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longaminidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio" (GI5.22-23).
Evidências da regeneração
A regeneração apresenta algumas evidências que são características de quem agora passa a ter uma nova vida em Cristo:

a) Dar frutos.
"Assim, toda árvore boa produz bons frutos, porém a árvore má produz frutos maus (Mt 7.17).

A língua, porém, nenhum dos homens é capaz de domar; é mal incontido, carregado de veneno mortífero. Com ela, bendizemos ao Senhor e Pai; também com ela, amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. De uma só boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não é conveniente que estas coisas sejam assim. Acaso, pode a fonte jorrar do mesmo lugar o que é doce e o que é amargoso? Acaso, meus irmãos, pode a figueira produzir azeitonas ,ou a videira, figos? Tampouco fonte de água salgada pode dar água doce" (Tg 3.8-12).

b) Vitória sobre o pecado e o mundo.
"Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática de pecado; pois o que permanece nele é a divina semente; ora, esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus" (lJo 3.9).
" ... porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé; sabemos que todo aquele que é nascido deDeus não vive em pecado; antes, Aquele que nasceu de Deus o guarda, e o Maligno não lhe toca." (1Jo 5.4,18).
c) Santidade.
"Se sabeis que ele é justo, reconhecei também que todo aquele que pratica a justiça é nascido dele". (1Jo 2.29).

d) Amor.
"Nós sabemos que já passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos; aquele que não ama permanece na morte." (I]o 3.14).

e) Temor a Deus.
"Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive em pecado; antes, Aquele que nasceu de Deus o guarda, e o Maligno não lhe toca." (IJo 5.18).

f) Renovação da mente.
"E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus."(Rm 12.2).
< b>g) Boas obras: evita o mal e pratica a misericórdia.
"A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo". (Tg 1.27).

O símbolo da regeneração .
Um símbolo que representa a regeneração sem dúvida ressalta a morte para vida passada antes de Cristo, portanto o ato do batismo na imersão representa a morte, e a emersão representa a ressurreição com cristo para uma nova vida.

O significado do batismo
O batismo em águas é um acontecimento de suma importância na vida de todo o crente em Jesus Cristo. Através do batismo é que nos testificamos que somos salvos e que não vivemos mais para o mundo.
O objetivo do batismo em água é dar testemunho público, perante a igreja e o mundo, de nosso caráter cristão. Este rito por imersão total é um ato de fé do crente afirmando que morreu para a velha vida e ressuscitou para urna nova vida.

"Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida" (Rm 6.4).
É importante salientarmos que a água não tem o poder de regeneração. O batismo em água é apenas um ato simbólico e a água equivale a um simples banho se não for acompanhado de uma consciência verdadeiramente regenerada, segundo a fé. Apesar de simbólico, o batismo é necessário devido a algumas razões, as quais veremos a seguir.

É um mandamento de Cristo

"Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho, e do Espírito Santo." (Mt 28.19).
"Arrependei-vos, e cada um de vós sela batizado." (At 2.38).
"E ordenou que fossem batizados em nome de Jesus Cristo." (At 10.48).

É um ato público de fé

"Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado."(Mc 16.16).
"Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória• do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida." (Rrn 6.4).

Leia mais >>

sexta-feira, 15 de julho de 2011

A SURPREENDENTE VIDA DE JESUS CRISTO

 












Jesus Cristo não é meramente uma pessoa importante que viveu e morreu há muitos anos atrás. De acordo com a Bíblia, ele é o Deus Criador, que viveu nesta Terra, como homem, para derramar seu sangue e nos dar vida, resgatando esta humanidade pecadora do poder do pecado, de Satanás e da morte. Ele está vivo hoje e dá vida eterna a todos quantos o buscam. 
Aceitar ou rejeitar a Jesus Cristo é uma questão de vida ou morte. Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que náo tem o Filho de Deus não tem a vida (1 João 5:12). E não há salvação em nenhum outro; porque debaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos (Atos 4:12). 
Que Deus se torne bem real para você ao estudar a vida surpreendente de Jesus Cristo! E a vida eterna é estai: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste (João 17:3). Você já recebeu a Jesus no seu coração, como seu Salvador pessoal e seu Senhor? Se não, faça-o ainda hoje!

 
A PRÉ­EXISTÊNCIA DE JESUS — 1

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez. E o Verbo se fez carne e habitou entre nós,...e vimos a sua glória.... —João 1:1-3, 14

Pois, nele, foram criadas todas as coisas....Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas.... —Colossenses 1:16, 17

Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo. —Hebreus 1:1, 2

Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade eu vos digo: antes que Abraão existisse, EU SOU. —João 8:58

Mas acerca do Filho [diz]: O teu trono, ó Deus, é para todo o sempre....Ainda: No princípio, Senhor, lançaste os fundamentos da terra, e os céus são obra das tuas mãos. —Hebreus 1:8, 10

OS PROFETAS PREDISSERAM SUA VIDA TERRENA — 2

Portanto, o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe chamará Emanuel. —Isaías 7:14

E tu, Belém-Efrata, pequena demais para figurar como grupo de milhares de Judá, de ti me sairá o que há de reinar em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade. —Miquéias 5:2

Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz; para que se aumente o seu governo, e venha paz sem fim....—Isaías 9:6, 7

Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores e que sabe o que é padecer....Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades.... —Isaías 53:3, 4, 5

JESUS DESCE DOS CÉUS E SE TORNA UM HOMEM — 3

...Cristo Jesus,...subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz. —Filipenses 2:5-8

Replicou-lhes Jesus:...eu vim de Deus e aqui estou.... —João 8:42

O primeiro homem [Adão], formado da terra, é terreno; o segundo homem [Jesus] é do céu. —1 Coríntios 15:47

...Ao entrar no mundo, diz: Sacrifício e oferta não quiseste; antes, um corpo me formaste. —Hebreus 10:5

Visto, pois, que os filhos têm participação comum de carne e sangue, destes também ele, igual- mente, participou, para que, por sua morte, destruísse aquele que tem o poder da morte, a saber, o diabo, e livrasse todos que, pelo pavor da morte, estavam sujeitos à escravidão por toda a vida. —Hebreus 2:14, 15

O PROPÓSITO DE JESUS EM VIR AO MUNDO — 4

Pois o próprio Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos. —Marcos 10:45

Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o perdido. —Lucas 19:10

Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. —João 3:17

...Respondeu Jesus:...Eu para isso nasci e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz. —João 18:37

...Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores.... —1 Timóteo 1:15

...Em haver Deus enviado o seu Filho unigênito ao mundo, para vivermos por meio dele. —1 João 4:9

Vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos. —Gálatas 4:4, 5

JESUS FOI CONCEBIDO DE FORMA SOBRENATURAL — 5

...Foi o anjo Gabriel enviado, da parte de Deus, para uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com certo homem da casa de Davi, cujo nome era José; a virgem chamava-se Maria. Mas o anjo lhe disse: Maria, não temas; porque achaste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem chamarás pelo nome de Jesus. Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo;...e o seu reinado não terá fim. Então, disse Maria ao anjo: Como será isto, pois não tenho relação com homem algum? Respondeu-lhe o anjo: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra; por isso, também o ente santo que há de nascer será chamado Filho de Deus. —Lucas 1:26, 27, 30-35

...José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles. —Mateus 1:20, 21

O NASCIMENTO DE JESUS CRISTO — 6

...Foi publicado um decreto de César Augusto, convocando toda a população do império para recensear-se....Todos iam alistarse, cada um à sua própria cidade. José também subiu...à cidade de...Belém, por ser ele da casa e família de Davi, a fim de alistarse com Maria, sua esposa, que estava grávida. Estando eles ali, aconteceu completarem-se-lhe os dias, e ela deu à luz o seu filho primogênito, enfaixou-o e o deitou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria. Havia, naquela mesma região, pastores que viviam nos campos e guardavam o seu rebanho durante as vigílias da noite. E um anjo do Senhor desceu aonde eles estavam, e a glória do Senhor brilhou ao redor deles; e ficaram tomados de grande temor. O anjo, porém, lhes disse: Não temais; eis aqui vos trago boa- nova de grande alegria, que o será para todo o povo: é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor....Encontrareis uma criança envolta em faixas e deitada em manjedoura. —Lucas 2:1-12

JESUS QUANDO MENINO — 7

Completados oito dias para ser circuncidado o menino, deram- lhe o nome de JESUS, como lhe chamara o anjo, ante de ser concebido. —Lucas 2:21

Havia em Jerusalém um homem chamado Simeão; homem este justo e piedoso que esperava a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele. Revelara- lhe o Espírito Santo que não passaria pela morte antes de ver o Cristo do Senhor. Movido pelo Espírito, foi ao tem-plo; e, quando os pais trouxeram o menino Jesus para fazerem com ele o que a lei ordenava, Simeão o tomou nos braços e louvou a Deus, dizendo: Agora, Senhor, podes despedir em paz o teu servo, segundo a tua palavra; porque os meus olhos já viram a tua salvação, a qual preparaste diante de todos os povos: luz para revelação aos gentios, e para glória do teu povo de Israel. E estavam o pai e a mãe do menino admirados do que dele se dizia. Simeão os abençoou.... —Lucas 2:25-34

JESUS RECEBE ADORAÇÃO — 8

Tendo Jesus nascido em Belém da Judéia, em dias do rei Herodes, eis que vieram uns magos do Oriente a Jerusalém. E perguntavam: Onde está o recémnascido Rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no Oriente e viemos para adorá-lo.

Tendo ouvido isso, alarmou-se o rei Herodes, e, com ele, toda a Jerusalém; então, convocando todos os principais sacerdotes e escribas do povo, indagava deles onde o Cristo deveria nascer. Em Belém da Judéia, responderam eles, porque assim está escrito por intermédio do profeta.

Depois de ouvirem o rei, partiram; e eis que a estrela que viram no Oriente os precedia, até que, chegando, parou sobre onde estava o menino. E, vendo eles a estrela, alegraram-se com grande e intenso júbilo.

Entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se, o adoraram; e, abrindo os seus tesouros, entregaram- lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra. —Mateus 2:1-5, 9-11

SATANÁS ODEIA A JESUS DESDE A ETERNIDADE — 9

Viu-se, também, outro sinal no céu, e eis um dragão, grande, vermelho [Satanás], com sete cabeças, dez chifres e, nas cabeças, sete diademas. A sua cauda arrastava a terça parte das estrelas do céu, as quais lançou para a terra; e o dragão se deteve em frente da mulher que estava para dar à luz, a fim de lhe devorar o filho quando nascesse. Nasceu-lhe, pois, um filho varão, que há de reger todas as nações com cetro de ferro.... —Apocalipse 12:3-5

...Apareceu um anjo do Senhor a José, em sonho, e disse: Dispõe-te, toma o menino e sua mãe, foge para o Egito e permanece lá até que eu te avise; porque Herodes há de procurar o menino para o matar.

Dispondo-se ele, tomou de noite o menino e sua mãe e partiu para o Egito; e lá ficou até à morte de Herodes....

Vendo-se iludido pelos magos, enfureceu-se Herodes grandemente e mandou matar todos os meninos de Belém e de todos os seus arredores, de dois anos para baixo.... —Mateus 2:13-15, 16

A INFÂNCIA DE JESUS — 10

Crescia o menino e se fortalecia, enchendo-se de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele. Ora, anualmente iam seus pais a Jerusalém, para a Festa da Páscoa. Quando ele atingiu os doze anos, subiram a Jerusalém....Ao regressarem, permaneceu o menino Jesus em Jerusalém .... Pensando, porém, estar ele entre os companheiros de viagem, foram caminho de um dia e, então, passaram a procurá-lo entre os parentes e os conhecidos; e, não o tendo encontrado, voltaram a Jerusalém à sua procura. Três dias depois, o acharam no templo, assentado no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os. E todos os que o ouviam muito se admiravam da sua inteligência e das suas respostas. Logo que seus pais o viram, ficaram maravilhados; e sua mãe lhe disse: Filho, por que fizeste assim conosco? Teu pai e eu, aflitos, estamos à tua procura. Ele lhes respondeu: Por que me procuráveis? Não sabíeis que me cumpria estar na casa de meu Pai? E crescia Jesus em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homens. —Lucas 2:40-49, 52

JESUS É APRESENTADO PUBLICAMENTE — 11

Houve um homem enviado por Deus cujo nome era João. Então, ele respondeu: Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías.

No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! E João testemunhou, dizendo: Vi o Espírito descer do céu como pomba e pousar sobre ele. Eu não o conhecia; aquele, porém, que me enviou a batizar com água me dis se: Aquele sobre quem vires descer e pousar o Espírito, esse é o que batiza com o Espírito Santo. Pois eu, de fato, vi e tenho testificado que ele é o Filho de Deus. —João 1:6, 23, 29, 32-34

Batizado Jesus, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba, vindo sobre ele. E eis uma voz dos céus, que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo. —Mateus 3:16, 17

JESUS VENCE A TENTAÇÃO — 12

Então, o tentador, aproximando-se, lhe disse: Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães. Jesus, porém, respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus. Então, o diabo...colocou-o sobre o pináculo do templo e lhe disse: Se és Filho de Deus, atira-te abaixo, porque está escrito: Aos seus anjos ordenará a teu respeito que te guardem. Eles te susterão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra. Respondeulhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor, teu Deus. Levou-o ainda o diabo a um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles e lhe disse: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. Então, Jesus lhe ordenou: Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto. —Mateus 4:3-10

Pois, naquilo que ele mesmo sofreu, tendo sido tentado, é poderoso para socorrer os que são tentados. —Hebreus 2:18

JESUS ESCOLHE SEUS DISCÍPULOS — 13

Caminhando junto ao mar da Galiléia, viu os irmãos Simão e André, que lançavam a rede ao mar, porque eram pescadores. Disse-lhes Jesus: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. Então, eles deixaram imediatamente as redes e o seguiram. Pouco mais adiante, viu Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, que estavam no barco consertando as redes. E logo os chamou. Deixando eles no barco a seu pai Zebedeu com os empregados, seguiram após Jesus. —Marcos 1:16-20

No dia imediato, resolveu Jesus partir para a Galiléia e encontrou a Filipe, a quem disse: Segue-me. —João 1:43

Quando ia passando, viu a Levi, filho de Alfeu, sentado na coletoria e disse-lhe: Segue-me! Ele se levantou e o seguiu. —Marcos 2:14

...Jesus...passou a noite orando a Deus. E, quando amanheceu, chamou a si os seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu também o nome de apóstolos. —Lucas 6:12, 13

JESUS PREGA AS BOAS NOVAS — 14

Então, Jesus, no poder do Espírito, regressou para a Galiléia, e a sua fama correu por toda a circunvizinhança. E ensinava nas sinagogas, sendo glorificado por todos.

Indo para Nazaré, onde fora criado, entrou, num sábado, na sinagoga, segundo o seu costume, e levantou-se para ler. Então, lhe deram o livro do profeta Isaías, e, abrindo o livro, achou o lugar onde estava escrito: O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, e apregoar o ano aceitável do Senhor. Tendo fechado o livro, devolveu-o ao assistente e sentou-se; e todos na sinagoga tinham os olhos fitos nele. Então, passou Jesus a dizer- lhes: Hoje, se cumpriu a Escritura que acabais de ouvir.

Todos lhe davam testemunho, e se maravilhavam das palavras de graça que lhe saíam dos lábios.... —Lucas 4:14-22

JESUS PURIFICA O TEMPLO — 15

E foram para Jerusalém. Entrando ele no templo, passou a expulsar os que ali vendiam e compravam; derribou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas. Também os ensinava e dizia: Não está escrito: A minha casa será chamada casa de oração para todas as nações? Vós, porém, a tendes transformado em covil de salteadores. —Marcos 11:15, 17

JESUS ENSINA SOBRE O PECADO

Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas, por dentro, estais cheios de hipocrisia e de iniqüidade. —Mateus 23:28

Mas o que sai da boca vem do coração, e é isso que contamina o homem. Porque do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias. —Mateus 15:18, 19

Replicou-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: todo o que comete pecado é escravo do pecado. Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres. —João 8:34, 36

JESUS OFERECE VIDA NOVA — 16

A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo. Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. —João 3:3, 7, 16

...Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância. —João 10:10

E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. —João 17:3

Pois assim como o Pai ressuscita e vivifica os mortos, assim também o Filho vivifica aqueles a quem quer. Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida. —João 5:21, 24

E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas. —2 Coríntos 5:17

JESUS SE APRESENTA COMO A FONTE DE ÁGUA VIVA — 17

Chegou, pois, a uma cidade samaritana, chamada Sicar.... Cansado da viagem, assentara-se Jesus junto à fonte....Nisto, veio uma mulher samaritana tirar água. Disse-lhe Jesus: dá-me de beber. ...Então, lhe disse a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana (porque os judeus não se dão com os samaritanos)? Replicou-lhe Jesus: Se conheceras o dom de Deus e quem é o que te pede: dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva. Afirmou-lhe Jesus: Quem beber desta água tornará a ter sede; aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna. —João 4:5-10, 13, 14

...Jesus...exclamou: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. Isto ele disse com respeito ao Espírito que haviam de receber os que nele cressem. —João 7:37-39

JESUS ENSINA POR PARÁBOLAS — 18

Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha. E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e de ram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína. —Mateus 7:24-27

Que vos parece? Se um homem tiver cem ovelhas, e uma delas se extraviar, não deixará ele nos montes as noventa e nove, indo procurar a que se extraviou? E, se porventura a encontra, em verdade vos digo que maior prazer sentirá por causa desta do que pelas noventa e nove que não se extraviaram. Assim, pois, não é da vontade de vosso Pai celeste que pereça um só destes pequeninos. —Mateus 18:12-14

JESUS ENSINA O CAMINHO PARA UMA VIDA FELIZ — 19

Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte,...e ele passou a ensiná-los, dizendo: Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus. Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados. Bem- aventurados os mansos, porque herdarão a terra. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos. Bem- aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus. Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus. Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós. Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus.... —Mateus 5:1-12

...Bem-aventurados são os que ouvem a palavra de Deus e a guardam! —Lucas 11:28

...Bem-aventurados os que não viram e creram. —João 20:29

JESUS ENSINA A ORAR — 20

...Orar sempre e nunca esmorecer. —Lucas 18:1

Dois homens subiram ao templo com o propósito de orar: um, fariseu, e o outro, publicano. O fariseu, posto em pé, orava de si para si mesmo, desta forma: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros, nem ainda como este publicano; jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho. O publicano, estando em pé, longe, não ousava nem ainda levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, sê propício a mim, pecador! Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele.... —Lucas 18:10-14

...Se dois dentre vós, sobre a terra, concordarem a respeito de qualquer cousa que, porventura, pedirem, ser-lhes-á concedida por meu Pai, que está nos céus. Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles. —Mateus 18:19, 20

E tudo quanto pedirdes em oração, crendo, recebereis. —Mateus 21:22

JESUS NOS ENSINA COMO SER SEUS DISCÍPULOS — 21

Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. Porquanto, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por minha causa achá-la-á. Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro a perder a sua alma?... —Mateus 16:24-26

Assim, pois, todo aquele que dentre vós não renuncia a tudo quanto tem não pode ser meu discípulo. —Lucas 14:33

Se me amais, guardareis os meus mandamentos. —João 14:15

O meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. —João 15:12

Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros. —João 13:35

Disse, pois, Jesus aos...que haviam crido nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos. —João 8:31

Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis meus discípulos. —João 15:8

JESUS ENSINA SOBRE O CÉU E O INFERNO — 22

Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela), porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela. Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. —Mateus 7:13, 14, 21

...Se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus. —Mateus 18:3

Assim será na consumação do século: sairão os anjos, e separarão os maus dentre os justos, e os lançarão na fornalha acesa; ali haverá choro e ranger de dentes. —Mateus 13:49, 50

Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também. —João 14:1-3

JESUS NOS DIZ QUEM ELE É — 23

Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém dele comer, viverá eternamente; e o pão que eu darei pela vida do mundo é a minha carne. —João 6:51

Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem. Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas. —João 10:9, 11

...Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim. —João 14:6

...Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida. —João 8:12

...Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá. —João 11:25

Vós me chamais o Mestre e o Senhor e dizeis bem; porque eu o sou. —Joáo 13:13

Então, disseram todos: Logo, tu és o Filho de Deus? E ele lhes respondeu: Vós dizeis que eu sou. —Lucas 22:70

JESUS TEM PODER SOBRE AS ENFERMIDADES — 24

E eis que um leproso, tendo-se aproximado, adorou-o, dizendo: Senhor, se quiseres, podes purificar-me. E Jesus, estendendo a mão, tocou-lhe, dizendo: Quero, fica limpo! E imediatamente ele ficou limpo da sua lepra. —Mateus 8:2, 3

E veio ali uma mulher possessa de um espírito de enfermidade, havia já dezoito anos; andava ela encurvada, sem de modo algum poder endireitar-se. Vendo-a Jesus, chamou-a e disse-lhe: Mulher, estás livre da tua enfermidade; e, impondo-lhe as mãos, ela imediatamente se endireitou e dava glória a Deus. —Lucas 13:11-13

E vieram a ele muitas multidões trazendo consigo coxos, aleijados, cegos, mudos e outros muitos e os largaram junto aos pés de Jesus; e ele os curou. —Mateus 15:30

A sogra de Simão achava-se acamada, com febre; e logo lhe falaram a respeito dela. Então, aproximando-se, tomou-a pela mão; e a febre a deixou, passando ela a servi-los. —Marcos 1:30, 31

JESUS TEM PODER SOBRE A NATUREZA — 25

E, tendo mandado que a multidão se assentasse sobre a relva, tomando os cinco pães e os dois peixes, erguendo os olhos ao céu, os abençoou. Depois, tendo partido os pães, deu-os aos discípulos, e estes, às multidões. Todos comeram e se fartaram; e dos pedaços que sobejaram recolheram ainda doze cestos cheios. E os que comeram foram cerca de cinco mil homens, além de mulheres e crianças. —Mateus 14:19-21

...foi Jesus ter com eles, andando por sobre o mar. E os discípulos, ao verem-no andando sobre as águas, ficaram aterrados e exclamaram: É um fantasma! E, tomados de medo, gritaram. Mas Jesus imediatamente lhes disse: Tende bom ânimo! Sou eu. Não temais! —Mateus 14:25-27

Ora, levantou-se grande temporal de vento, e as ondas se arremessavam contra o barco, de modo que o mesmo já estava a encher-se de água....Eles o despertaram e lhe disseram: Mestre, não te importa que pereçamos? E ele, despertando, repreendeu o vento e disse ao mar: Acalma-te, emudece! O vento se aquietou, e fez-se grande bonança.—Marcos 4:37-39

JESUS TEM PODER PARA PERDOAR PECADOS —

Ora, para que saibais que o Filho do homem tem sobre a terra autoridade para perdoar pecados ­ disse, então, ao paralítico: Levanta-te, toma o teu leito e vai para tua casa. E, levantando-se, partiu para sua casa. —Mateus 9:6, 7

Então, disse à mulher: Perdoados são os teus pecados. Os que estavam com ele à mesa começaram a dizer entre si: Quem é este que até perdoa pecados? —Lucas 7:48, 49

Tomai, pois irmãos, conheci- mento de que se vos anuncia remissão de pecados por intermédio deste; e, por meio dele, todo o que crê é justificado de todas as coisas das quais vós não pudestes ser justificados pela lei de Moisés. —Atos 13:38, 39

No qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça. —Efésios 1:7

Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. —1 João 1:9

JESUS TEM PODER SOBRE OS DEMÔNIOS — 27

Achava-se na sinagoga um homem possesso de um espírito de demônio imundo, e bradou em alta voz: Ah! Que temos nós contigo, Jesus Nazareno? Vieste para perder-nos? Bem sei quem és: o Santo de Deus! Mas Jesus o repreendeu, dizendo: Cala-te e sai deste homem. O demônio, depois de o ter lançado por terra no meio de todos, saiu dele sem lhe fazer mal. Todos ficaram grandemente admirados e comentavam entre si, dizendo: Que palavra é esta, pois, com autoridade e poder, ordena aos espíritos imundos, e eles saem? —Lucas 4:33-36

Quando se ia aproximando [o menino], o demônio o atirou no chão e o convulsionou; mas Jesus repreendeu o espírito imundo, curou o menino e o entregou a seu pai. E todos ficaram maravilhados ante a majestade de Deus.... —Lucas 9:42, 43

...Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder, o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele. —Atos 10:38

JESUS TEM PODER SOBRE A MORTE — 28

Então, ordenou Jesus: Tirai a pedra. Disse-lhe Marta, irmã do morto: Senhor, já cheira mal, porque já é de quatro dias. Respondeu-lhe Jesus: Não te disse eu que, se creres, verás a glória de Deus?...Clamou em alta voz: Lázaro, vem para fora! Saiu aquele que estivera morto, tendo os pés e as mãos ligados com ataduras....Então, lhes ordenou Jesus: Desatai-o e deixai-o ir. —João 11:39, 40, 43, 44

...Eis que um chefe, aproximando-se, o adorou e disse: Minha filha faleceu agora mesmo; mas vem, impõe a mão sobre ela, e viverá. Mas, afastado o povo, entrou Jesus, tomou a menina pela mão, e ela se levantou. —Mateus 9:18, 25

Como se aproximasse da porta da cidade, eis que saía o enterro do filho único de uma viúva.... Vendo-a, o Senhor se compadeceu dela e lhe disse: Não chores! Chegando-se, tocou o esquife..., disse: Jovem, eu te mando: levanta-te! Sentou-se o que estivera morto e passou a falar.... —Lucas 7:12-15

O QUE DIZIAM OS HOMENS SOBRE JESUS — 29

...Jesus...perguntou a seus discípulos: Quem diz o povo ser o Filho do homem? E eles responderam: Uns dizem: João Batista; outros: Elias; e outros: Jeremias ou algum dos profetas. Mas vós, continuou ele, quem dizeis que eu sou? Respondendo Simão Pedro disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. Então, Jesus lhe afirmou: Bem-aventurado és, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelaram, mas meu Pai, que está nos céus. —Mateus 16:13-17

Muitos deles diziam: Ele tem demônio e enlouqueceu; por que o ouvis? Outros diziam: Este modo de falar não é de endemoninhado; pode, porventura, um demônio abrir os olhos aos cegos? —João 10:20, 21

Muitos, pois, dentre os judeus ...vendo o que fizera Jesus, creram nele. Outros, porém, foram ter com os fariseus e lhes contaram dos feitos que Jesus realizara. Desde aquele dia, resolveram matá-lo. —João 11:45, 46, 53

...Odiaram-me sem motivo. —João 15:25

JESUS PREDIZ SUA MORTE E RESSURREIÇÃO — 30

Então, começou ele a ensinar- lhes que era necessário que o Filho do homem sofresse muitas coisas, fosse rejeitado pelos anciãos, pelos principais sacerdotes e pelos escribas, fosse morto e que, depois de três dias, ressuscitasse. —Marcos 8:31

E eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim mesmo. Isto dizia, significando de que gênero de morte estava para morrer. —João 12:32, 33

Jesus lhes respondeu: Destruí este santuário, e em três dias o reconstruirei. Replicaram os judeus: Em quarenta e seis anos foi edificado este santuário, e tu, em três dias, o levantarás? Ele, porém, se referia ao santuário do seu corpo. Quando, pois, Jesus ressuscitou dentre os mortos, lembraram-se os seus discípulos de que ele dissera isto.... —João 2:19-22

Porque assim como esteve Jonas três dias e três noites no ventre do grande peixe, assim o Filho do homem estará três dias e três noites no coração da terra. —Mateus 12:40

Mas, depois da minha ressurreição, irei adiante de vós para a Galiléia. —Mateus 26:32

JESUS ENTRA EM JERUSALÉM PARA SER CRUCIFICADO — 31

No dia seguinte, a numerosa multidão que viera à festa, tendo ouvido que Jesus estava de caminho para Jerusalém, tomou ramos de palmeiras e saiu ao seu encontro, clamando: Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor e que é Rei de Israel! E Jesus, tendo conseguido um jumentinho, montou-o, segundo está escrito: Não temas, filha de Sião, eis que o teu Rei aí vem, montado em um filho de jumenta. —João 12:12-15

Apesar da reação entusiástica da multidão, na sua entrada em Jerusalém, Jesus sabia que o povo o rejeitaria como Rei. Ele chora ao pensar sobre o que aconteceria a Jerusalém por não terem crido no único que poderia lhes trazer a paz.

Quando ia chegando, vendo a cidade, chorou e dizia: Ah! Se conheceras por ti mesma, ainda hoje, o que é devido à paz! Mas isto está agora oculto aos teus olhos. Pois sobre ti virão dias em que os teus inimigos...; não deixarão em ti pedra sobre pedra, porque não reconheceste a oportunidade da tua visitação. —Lucas 19:41-44

JESUS, O CORDEIRO DA PÁSCOA — 32

...Viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! —João 1:29

Chegou o dia dos pães asmos, em que importava comemorar a Páscoa. Jesus, pois, enviou Pedro e João, dizendo: Ide preparar- nos a Páscoa para que a comamos. E, tomando um pão, tendo dado graças, o partiu e lhes deu, dizendo: Isto é o meu corpo oferecido por vós; fazei isto em memória de mim. A seguir, tomou Jesus um cálice e...lhes disse: Isto é o meu sangue, o sangue da [nova] aliança, derramado em favor de muitos. —Lucas 22:7, 8, 19; Marcos 14:23, 24

Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a boca; como cordeiro foi levado ao matadouro .... —Isaias 53:7

...Pois também Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi imolado. —1 Corintios 5:7

Sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados ...mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo. —1 Pedro 1:18, 19

JESUS É TRAÍDO E PRESO — 33

Em seguida, foi Jesus com eles a um lugar chamado Getsêmani e disse a seus discípulos: Assentai- vos aqui, enquanto eu vou ali orar; e, levando consigo a Pedro e aos dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se. Adiantando-se um pouco, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se possível, passe de mim este cálice! Todavia, não seja como eu quero, e sim como tu queres. —Mateus 26:36, 37, 39

Tendo, pois, Judas recebido a escolta e, dos principais sacerdotes e dos fariseus, alguns guardas, chegou a este lugar com lanternas, tochas e armas. Assim, a escolta, o comandante e os guardas dos judeus prenderam Jesus, manietaram-no. —João 18:3, 12

E Judas Iscariotes, um dos doze, foi ter com os principais sacerdotes, para lhes entregar Jesus. —Marcos 14:10

E os principais sacerdotes e todo o Sinédrio procuravam algum testemunho contra Jesus para o condenar à morte e não achavam. Pois muitos testemunhavam falsamente contra Jesus, mas os depoimentos não eram coerentes. —Marcos 14:55, 56

JESUS É CONDENADO E CRUCIFICADO — 34

Ao romper o dia, todos os principais sacerdotes e os anciãos do povo entraram em conselho contra Jesus, para o matarem; e, amarrando-o, levaram-no e o entregaram ao governador Pilatos. Replicou-lhes Pilatos: Que farei, então, de Jesus, chamado Cristo? Seja crucificado! Responderam todos. —Mateus 27:1, 2, 22

Era a hora terceira quando o crucificaram. E, por cima, estava, em epígrafe, a sua acusação: O REI DOS JUDEUS. Com ele crucificaram dois ladrões, um à sua direita, e outro à sua esquerda....Os que iam passando, blasfemavam dele, meneando a cabeça e dizendo: Ah! Tu que destróis o santuário e, em três dias, o reedificas! Salva-te a ti mesmo, descendo da cruz! De igual modo, os principais sacerdotes...escarnecendo, entre si diziam: Salvou os outros, a si mesmo não pode salvar-se. —Marcos 15:25-31

Então, Jesus clamou em alta voz: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito! E, dito isto, expirou. —Lucas 23:46

A MORTE DE JESUS É RELATADA POR TESTEMUNHAS — 35

Desde a hora sexta até à hora nona, houve trevas sobre toda a terra. E Jesus, clamando outra vez com grande voz, entregou o espírito. ...Tremeu a terra, fenderam-se as rochas. O centurião e os que com ele guardavam a Jesus, vendo o terremoto e tudo o que se passava, ficaram possuídos de grande temor e disseram: Verdadeiramente este era Filho de Deus. —Mateus 27:45, 50, 51, 54

Os soldados foram e quebraram as pernas ao primeiro e ao outro que com ele tinham sido crucificados; chegando-se, po- rém, a Jesus, como vissem que já estava morto, não lhe quebraram as pernas. Mas um dos soldados lhe abriu o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água. ...E isto aconteceu para se cumprir a Escritura: Nenhum dos seus ossos será quebrado. E outra vez diz a Escritura: Eles verão aquele a quem traspassaram. —João 19:32-37

Vós, porém,...matastes o Autor da vida, a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, do que nós somos testemunhas. —Atos 3:14, 15

JESUS É SEPULTADO MAS RESSUSCITA AO TERCEIRO DIA — 36

...Reuniram-se os principais sacerdotes e os fariseus e, dirigindo-se a Pilatos, disseram-lhe: Senhor, lembramo-nos de que aquele embusteiro, enquanto vivia, disse: Depois de três dias ressuscitarei. Ordena, pois, que o sepulcro seja guardado com segurança até ao terceiro dia, para não suceder que, vindo os discípulos, o roubem e depois digam ao povo: Ressuscitou dos mortos....Disse- lhes Pilatos: Aí tendes uma escolta; ide e guardai o sepulcro como bem vos parecer. Indo eles, montaram guarda ao sepulcro, selando a pedra e deixando ali a escolta. —Mateus 27:62-66

...Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro. E eis que houve um grande terremoto; porque um anjo do Senhor desceu do céu, chegou-se, removeu a pedra e assentou-se sobre ela....E os guardas tremeram espavoridos e ficaram como se estivessem mortos. Mas o anjo, dirigindo-se às mulheres, disse: Não temais; porque sei que buscais Jesus, que foi crucificado. Ele não está aqui; ressuscitou, como tinha dito.... —Mateus 28:1-6

JESUS VENCE A MORTE — 37

...[Cristo] foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras. —1 Coríntios 15:4

...Eu dou a minha vida para a reassumir. Ninguém a tira de mim; pelo contrário, eu espontaneamente a dou. Tenho autoridade para a entregar e também para reavê-la.... —João 10:17, 18

Tragará a morte para sempre, e, assim, enxugará o SenhorDeus as lágrimas de todos os rostos.... —Isaías 25:8

[Eu sou] aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vi vo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno. —Apocalipse 1:18

Onde está ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo. —1 Corintios 15:55, 57

Não vos maravilheis disto, porque vem a hora em que todos os que se acham nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão: os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida; e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo. —João 5:28, 29

JESUS APARECE DEPOIS DE SUA RESSURREIÇÃO — 38

Havendo ele ressuscitado de manhã cedo no primeiro dia da semana, apareceu primeiro a Maria Madalena, da qual expelira sete demônios. Depois disto, manifestou-se em outra forma a dois deles que estavam de caminho para o campo. —Marcos 16:9, 12

Ao cair da tarde daquele dia, o primeiro da semana, trancadas as portas da casa onde estavam os discípulos com medo dos judeus, veio Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convos- co! E, dizendo isto, lhes mostrou as mãos e o lado. Alegraram-se, portanto, os discípulos ao verem o Senhor. —João 20:19, 20

E apareceu a Cefas e, depois, aos doze. Depois, foi visto por mais de quinhentos irmãos de uma só vez....Depois, foi visto por Tiago, mais tarde, por todos os apóstolos.—1 Coríntios 15:5-7

A este ressuscitou Deus no terceiro dia e concedeu que fosse manifesto, não a todo o povo, mas às testemunhas que foram anteriormente escolhidas por Deus .... —Atos 10:40, 41

JESUS COMISSIONA SEUS DISCÍPULOS E ASCENDE AOS CÉUS — 39

...Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século. —Mateus 28:18-20

Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra. Ditas estas palavras, foi Jesus elevado às alturas, à vista deles, e uma nuvem o encobriu dos seus olhos. E, estando eles com os olhos fitos no céu, enquanto Jesus subia, eis que dois varões vestidos de branco se puseram ao lado deles. —Atos 1:8-10

Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio. E,...soprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo. —João 20:21, 22

O ESPÍRITO SANTO DESCE CONFORME JESUS PROMETERA — 40

E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós. Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros. —João 14:16-18

Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; de repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados. E apareceram, distribuídas entre eles, línguas, como de fogo, e pousou uma sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem. —Atos 2:1-4

A este Jesus Deus ressuscitou, do que todos nós somos testemunhas. Exaltado, pois, à destra de Deus, tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vedes e ouvis. —Atos 2:32, 33

JESUS ESTÁ VIVO E PRESENTE NOS SEUS SEGUIDORES — 41

Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. —João 15:4, 5

Logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim. —Galatas 2:20

E aquele que guarda os seus mandamentos permanece em Deus, e Deus, nele. E nisto conhecemos que ele permanece em nós, pelo Espírito que nos deu. —1 João 3:24

...Os que estão na carne não podem agradar a Deus. Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. —Romanos 8:8, 9

JESUS É GLORIFICADO — 42

Vemos, todavia, aquele que, por um pouco, tendo sido feito menor que os anjos, Jesus, por causa do sofrimento da morte, foi coroado de glória e de honra .... —Hebreus 2:9

Pois ele recebeu, da parte de Deus Pai, honra e glória, quando pela Glória Excelsa lhe foi enviada a seguinte voz: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo. Ora, esta voz, vinda do céu, nós a ouvimos quando estávamos com ele no monte santo. —2 Pedro 1:17, 18

E, no meio dos candeeiros [vi] um semelhante a filho de homem, com vestes talares e cingido, à altura do peito, com uma cinta de ouro. A sua cabeça e cabelos eram brancos como alva lã, como neve; os olhos, como chama de fogo; os pés, semelhantes ao bronze polido, como que refinado numa fornalha; a voz, como voz de muitas águas. Tinha na mão direita sete estrelas, e da boca saía-lhe uma afiada espada de dois gumes. O seu rosto brilhava como o sol na sua força. Quando o vi, caí a seus pés como morto. Porém ele pôs sobre mim a mão direita, dizendo: Não temas; eu sou o primeiro e o último. —Apocalipse 1:13-17

JESUS ENVIA MENSAGENS ÀS IGREJAS — 43

Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras.... —Apocalipse 2:4, 5

Não temas as coisas que tens de sofrer....Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida. —Apocalipse 2:10

O vencedor será assim vestido de vestiduras brancas, e de modo nenhum apagarei o seu nome do livro da vida; pelo contrário, confessarei o seu nome diante de meu Pai.... —Apocalipse 3:5

...Eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, a qual ninguém pode fechar ­ que tens pouca força, entretanto, guardas-te a minha palavra e não negas-te o meu nome. —Apocalipse 3:8

Assim, porque és morno e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca. —Apocalipse 3:16

Eu repreendo e disciplino a quantos amo....Ao vencedor, dar-lhe- ei sentar-se comigo no meu trono, assim como também eu venci e me sentei com meu Pai no seu trono. —Apocalipse 3:19, 21

O QUE JESUS ESTÁ FAZENDO HOJE — 44

Jesus, porém, tendo oferecido, para sempre, um único sacrifício pelos pecados, assentou-se à destra de Deus. —Hebreus 10:12

Tendo, pois, a Jesus, o Filho de Deus, como grande sumo sacerdote que penetrou os céus, conservemos firmes a nossa confissão. Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado. Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna. —Hebreus 4:14-16

Este, no entanto, porque continua para sempre, tem o seu sacerdócio imutável. Por isso, também pode salvar totalmente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles. —Hebreus 7:24, 25

...Ele tem dito: De maneira alguma, te deixarei, nunca jamais te abandonarei. —Hebreus 13:5

Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre. —Hebreus 13:8

JESUS PROMETE QUE VOLTARÁ — 45

...Voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também. —João 14:3

Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ...descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro de Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor. —1 Tessalonicenses 4:16, 17

Porque o Filho do homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos, e, então, retribuirá a cada um conforme as suas obras. Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até no ocidente, assim há de ser a vinda do Filho do homem. Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória. E ele enviará os seus anjos, com grande clangor de trombeta, os quais reunirão os seus escolhidos, dos quatro ventos, de uma a outra extremidade dos céus.—Mateus 16:27; 24:27, 30, 31

JESUS JULGARÁ ESTE MUNDO — 46

...Deus...agora...notifica aos homens que todos, em toda parte, se arrependam; porquanto estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça .... —Atos 17:30, 31

Assim, pois cada um de nós dará contas de si mesmo a Deus. —Romanos 14:12

Muitos, naquele dia, hão de dizerme: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade. —Mateus 7:22, 23

Virá, entretanto, como ladrão, o Dia do Senhor, no qual os céus passarão com estrepitoso estrondo, e os elementos se desfarão abrasados; também a terra e as obras que nela existem serão atingidas. Visto que todas essas coisas hão de ser assim desfeitas, deveis ser tais como os que vivem em santo procedimento e piedade.... Nós, porém, segundo a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra.... —2 Pedro 3:10-13

JESUS REINARÁ PARA SEMPRE — 47

Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai. —Filipenses 2:9-11

Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha com as nuvens do céu um como o Filho do Homem....Foi-lhe dado domínio, e glória, e o reino, para que os povos, nações e homens de todas as línguas o ser vissem; o seu domínio é domínio eterno, que não passará, e o seu reino jamais será destruído. —Daniel 7:13-14

...Digno é o Cordeiro que foi morto de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor. —Apocalipse 5:12

...E houve no céu grandes vozes, dizendo: O reino do mundo se tornou de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará pelos séculos dos séculos. —Apocalipse 11:15

JESUS QUER QUE VOCÊ VENHA A ELE — 48

Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. —Mateus 11:28, 29

Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo. —Apocalipse 3:20

Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento. —2 Pedro 3:9

Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora. —João 6:37

E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. —Atos 2:21

...Eis, agora, o tempo sobremodo oportuno, eis, agora, o dia da salvação. —2 Coríntios 6:2

...Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida. —Apocalipse 22:17

O QUE VOCÊ FARÁ DE JESUS?

Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus. —João 3:36

Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome. —João 1:12

Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos serás salvo. Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação. —Romanos 10:9, 10

UM MODELO DE ORAÇÃO
Querido Senhor Jesus, Eu sou grato por teres morrido na cruz para pagar por meus pecados. Reconheço que sou pecador e peço perdão por meus erros. Agora eu te recebo em meu coração como meu Salvador e Senhor. Confio em tua promessa de fazeres de mim um filho de Deus. Creio que tu me darás forças, diariamente, para viver conforme a tua vontade. Em teu nome eu oro, Amén.


World Missionary Press, Inc., P.O. Box 120 New Paris, In 46553-0120 U.S.A. 






Leia mais >>
 
© 2011 ICPB BURITI